segunda-feira, 13 de abril de 2015

[Fundo de Catálogo] Dick Dale - Surfer's Choise (1962)


Dick Dale era apenas um surfista teso, um fã do country de Hank Wlliams, sem um tostão ou dólar. Sozinho inventou a surf music, uma das variantes do rock' n' roll que explorou o formato canção e o instrumental. 

É na guitarra que está a pedra de toque do género, uma nova abordagem que foi contra todas as convenções: o instrumento colocado ao contrário e com um som que parecia o de uma bateria e com eco. Os Shadows também terão sido uma influência, foram a banda que mais perto chegou ao som da guitarra de Dale, ele filho de pai libanês, cuja influência se vai notando no material do músico.


Dale era surfista, mas para ser da cena não era necessário sê-lo - apenas um dos Beach Boys (que também se estrearam timidamente em 62) o era. Mas justificou o surf como moda da altura: a Califórnia como palco de uma loucura generalizada - os jovens queriam praticar surf. Como ainda hoje acontece com outras modas, muitas foram as bandas que começaram tão rápido como acabaram: os Belairs e os Gamblers, por exemplo.


Depois do rock' n' roll, os sons multiplicavam-se: a surf music inventou uma dança, uma cena, um som. Dale chegou a trabalhar com a Fender na tentativa de criar um som mais alto e denso, algo que terá estados por trás da criação do heavy metal.

Sem comentários:

Enviar um comentário