sábado, 28 de maio de 2016

[Fundo de Catálogo] The Byrds - Mr. Tambourine Man (1965)


Provavelmente, este será o mais importante álbum de estreia de 1965. Está-lhe inerente a fundação do termo folk-rock, algo que, a grande inspiração deste disco, Dylan, viria a cimentar nos próximos anos, ao mesmo tempo que chocava os fãs de folk pura - Bringing It All Back Home, do mesmo ano, já tinha um pouco dessa polémica.

Os Byrds chegam a este som em que se destaca a 12-String Rickenbacker (muito celebrada nos anos 60) com um passado centrado na folk, sem rock. Os  próprios Byrds seriam fãs do Dylan dos primeiros discos, mas, ao contrário dos fãs mais rancorosos, seguiram a direcção do músico e poeta - esta veia poética, aliás, também surge representada Mr. Tambourine Man, com referências a Idris Davies e Dylan Thomas. São várias as canções escritas pela pena de Dylan e o mais celebrado original deste álbum, "I'll Feel a Lot Better", é admitidamente inspirada em "Needles and Pins" dos Searchers. Vale a pena mencionar também a clara influência dos Beatles e até arriscar umarriscado paralelo com as harmonias dos Beach Boys. 



Mas a mestria dos Byrds está em pegar no legado dos outros e criar o seu próprio som. Foi isso que fizeram: depois de influenciados, influenciaram multidões de bandas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário